Laboratórios

Neste ano, a III Semana da Física UFRJ conta com a participação de três laboratórios do Instituto de Física da UFRJ de grandes áreas da Física:

Laboratório de Super-Espectroscopia do Rio (LASER)

Laboratório de NanoMateriais Magnéticos (LNMM)

Laboratório de Magnetismo e Supercondutividade (LMS)

Os laboratórios oferecerão atividades que colocarão os alunos em contato com a ciência de ponta que é feita neles através de minicursos e visitações. Cada laboratório dará uma palestra de trinta minutos na segunda-feira (17/07), às 14:30, nas quais serão mostradas as linhas de pesquisa de cada grupo. Os minicursos ocorrerão nos dias 18/07 e 19/07 e as visitações no dia 20/07.

As vagas, no entanto, são limitadas e, por isso, as inscrições em cada minicurso/visitação se darão de acordo com o seguinte procedimento e ordem de preferência.

Abaixo, encontram-se informações a respeito de cada laboratório, incluindo suas respectivas lotações e descrições de atividades.



Laboratório de Super-Espectroscopia do Rio (LASER)
Professores Claudio Lenz Cesar e Rodrigo Sacramento

Minicurso: "Espectroscopia a laser de interferômetro de Fabry-Pérot"

Nesse tutorial mão-na-massa os alunos vão levantar a curva de potência X corrente de um laser de diodo de cavidade estendida verificando o limiar do laser. Vão usar um laser similar para realizar a espectroscopia de um interferômetro de Fabry-Pérot fazendo o alinhamento no Fabry-Pérot e verificando a transmissão, tanto direto da saída do laser (não-gaussiano) quanto da saída de uma fibra de modo único. O Fabry-Pérot será a régua de varredura de frequência.

Com o uso de uma eletrônica de feedback faremos o travamento do laser a um Fabry-Pérot: tecnologia empregada no LIGO para detecção de ondas gravitacionais e em todos os experimentos de espectroscopia a laser de alta precisão. Esse mesmo laser é empregado na espectroscopia de átomos de Lítio.

Visitação

Consistirá de uma atividade expositiva, mostrando os equipamentos e experimentos atuais realizados no laboratório.

Lotação

  • 1 grupo de 6 alunos em cada turno para o minicurso (18/07 e 19/07).
  • Número ilimitado de alunos por turno para a visitação (20/07).


Laboratório de NanoMateriais Magnéticos (LNMM)
Professora Vitória Barthem

Minicurso: "Produção e caracterização de filmes finos magnéticos e nanodispositivos"

O objetivo é introduzir os alunos às técnicas de elaboração e caracterização de nanomateriais e nanodisposivos.

Atividades:

  • Elaboração de filmes finos por sputtering:
    1. discussão sobre o princípio do depósito,
    2. escolha e preparação dos substratos a serem depositados,
    3. protocolo de depósitos (escolhas dos parâmetros de depósitos) e, finalmente,
    4. realização dos depósitos.
  • Difração de raio X:
    1. princípio da difração de raio X e sua importância na caracterização do filme depositado,
    2. realização das medidas e
    3. análise do diagrama obtido.
  • Medidas magneto-óticas por Efeito Kerr Polar, MOKE:
    1. explicação sobre a medida e sua importância na caracterização das propriedades magnéticas dos filmes,
    2. realização de medidas e
    3. análise dos resultados.
  • Discussão sobre os procedimentos necessários à preparação dos dispositivos para spintrônica, isto é, a sequência das atividades que são feitas nos laboratórios multi-usuários do CBPF (litografia ótica) e o da PUC (colocação de micro-contatos para medidas de transporte).

Visitação

Visita ao laboratório onde os alunos terão contato com os equipamentos utilizados e assistirão a uma apresentação mais detalhada sobre as atividades do laboratório.

Lotação

  • 1 grupo de 5 alunos em cada turno para o minicurso (18/07 e 19/07).
  • 1 grupo de 10 alunos em cada turno para a visitação (20/07).


Laboratório de Magnetismo e Supercondutividade (LMS)
Professores Carlos Soares e Davi Chaves

Minicurso: "Caracterização e análise de materiais e a busca por novos supercondutores"

O Laboratório de Magnetismo e Supercondutividade do IF/UFRJ está interessado, em termos gerais, na busca por novos materiais supercondutores, na investigação da interação entre magnetismo e supercondutividade e na evolução da resistividade e magneto-resistividade em diversos compostos metálicos e intermetálicos com a temperatura e como estas podem estar ligadas ao comportamento supercondutor destes compostos.

As atividades propostas pelo LMS para os participantes promoverão a estes a oportunidade de vivenciar cada etapa do processo de estudo de uma amostra, partindo de sua produção, passando pela obtenção de resultados que permitam o estudo das suas características de transporte, magnetização e estruturas, culminando em uma análise destes dados que levará a conclusões importantes sobre a caracterização desta amostra, emulando os tipos de resultados costumeiramente obtidos pelo laboratório durante suas atividades de pesquisa. Serão sempre enfatizados quais são os fenômenos físicos envolvidos em cada uma das medições, bem como será feita uma descrição dos equipamentos utilizados buscando proporcionar uma ligação entre o funcionamento de seus componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos e as grandezas físicas observadas.

Visitação

Visita ao laboratório onde os alunos terão contato com os equipamentos utilizados e assistirão a uma apresentação mais detalhada sobre as atividades do laboratório.

Lotação

  • 1 grupo de 6 alunos em cada turno para o minicurso (18/07 e 19/07).
  • Número ilimitado de alunos em cada turno para a visitação (20/07).